FISIOTERAPIA OBSTÉTRICA - O QUE É, BENEFÍCIOS
A fisioterapia obstétrica é uma especialização da fisioterapia, pouco conhecida ou quase nada conhecida. Todas as mulheres, independente se vão fazer cesárea ou parto normal, devem fazer exercícios específicos para a musculatura do assoalho pélvico (músculos entre uretra, vagina e ânus) para prevenir e ou tratar a incontinência urinária (perda de urina ao tossir, espirrar, ao fazer algum esforço ou antes de chegar ao banheiro) e prevenir prolapsos de órgãos pélvicos (a famosa “bexiga caída”). É recomendado incialmente fazer uma avaliação com um fisioterapeuta especializada para então começar o trabalho específico, pois o músculo apresenta fibras musculares específicas que devem ser trabalhadas corretamente. Acho importante destacar que não são todas as mulheres que devem começar um trabalho de fortalecimento muscular, pois muitas tem hipertônica (“músculo muito contraído”) e devem fazer primeiro um trabalho de relaxamento muscular e depois iniciar o fortalecimento.
Para quem quer fazer parto normal, a fisioterapia obstétrica diminui a chance de episiotomia ou laceração do períneo durante a fase expulsiva. Viu que importante? Pois é, fazendo poucas sessões de fisioterapia você aprende a ter consciência dessa musculatura e fica com a região bem alongada para a passagem do bebê.
Além disso, a fisioterapia entende quais movimentos que facilitam a passagem do bebê pela pelve e consequentemente diminuir a dor do parto. Muitas gestantes vem para a fisioterapia, junto com o seu acompanhante, para aprender quais movimentos e técnicas ajudam no trabalho de parto. Nós fazemos uma simulação de trabalho de parto, as gestantes ADORAM. Além dessa atividade educativa, o fisioterapeuta atua junto com a mulher no trabalho de parto.
Já no pós-parto atuamos na reabilitação da diástase abdominal (que é o afastamento de uma musculatura do abdômen) que pode causar um prejuízo na estética do abdômen, causar disfunções de assoalho pélvico e dor na região lombar. Uma dica para vocês que querem prevenir a diástase abdominal é evitar fazer os seguintes exercícios na gestação e no pós-parto caso perceba que está com diástase, segue fotos dos exercícios:
Viram como a Fisioterapia Obstétrica muda a vida das mulheres? Eu sou muito grata por ter conhecido a fisioterapia obstétrica e a Dra. Maria Augusta na minha primeira gestação.
Conheçam um pouco mais do trabalho da Dra e compartilhem com suas amigas grávidas, mamães e tentantes.
Maria Augusta Nascimento Heim, fisioterapeuta formada pela PUC-PR, especialista em Saúde da Mulher, Doutoranda em Tocoginecologia pela Unicamp, Mestra em Ciências da Saúde na área de concentração saúde maternal e perinatal; Consultora em aleitamento materno.
Atende na Rua Professor João Doetzer, 667, casa 9 - Jardim das Américas. - Curitiba/PR.
Telefone/WhatsApp: (41)99539-0017 - Instagram - Facebook