Diariamente recebo sugestões de pauta para o blog e algumas delas me chamam bastante atenção por terem conteúdos e assuntos bem comentados na atualidade. A pauta que trago hoje fala sobre ser blogueiro como profissão. Sei que muita gente ainda tem dúvidas relacionadas à esse tema, creio que essa pauta vai te ajudar.
Leia e depois me conte sua opinião sobre o assunto nos comentários.
Blogueiro mais que uma profissão, um negócio
Hoje em dia, alguns blogueiros chegam a lucrar bem mais que empresas físicas
________________________________________________________________________
Hoje em dia, alguns blogueiros chegam a lucrar bem mais que empresas físicas
________________________________________________________________________
Em algum tempo ser blogueiro era como
um hobbie e nos tempos atuais passou para status de profissão, mas
agora, ter um blog (ou vários blogs) está sendo considerado empreendedorismo, e
traz consigo o tão sonhado “home office” - escritório em casa - mas o
trabalho não é feito somente em casa, ele pode ser também feito nas ruas,
parques, shoppings e por onde achar plausível para a produção de conteúdo.
Além de manter o foco no que o blog
vai abordar como assunto, é preciso ficar atento na atualização de tópicos, bom
layout, saber de SEO, plataformas de hospedagens e outros… O blogueiro deve
pensar como empresário e além do mais proteger a sua marca, afinal, blogs são
marcas e investir na comunicação visual também faz toda a diferença.
É sabido que tem blogueiro ganhando
dinheiro e até lucrando mais que algumas empresas. Quando dizem que ser
blogueiro é ser empreendedor não é falácia é a verdade absoluta da atualidade.
Mas é certo que alguns blogs não faturam ou se quer são considerados empresas.
No início para fazer o blog “bombar”, deve-se investir tempo e dinheiro,
dedicar bastante ao projeto é quesito fundamental, como qualquer outro
empreendimento.
O CEO e fundador da agência NAMP!,
Xerxes Marques, 30, dá a sua opinião sobre o que é ser blogueiro hoje em dia e
como os produtores de conteúdos independentes lucram com este tipo de trabalho
que é braço direito do marketing digital.
“Na minha opinião, ser blogueiro nos tempos atuais é ter uma atividade onde
alguns conseguem viver apenas de seus blogs, fazendo disso uma profissão. Viver
de blog não é tão fácil quanto parece, existe uma certa “glamourização” da
atividade hoje. Para ter sucesso você precisa ter conhecimento, saber passar
para o público que entende dos temas abordados e ter domínio naquilo em quer
transmitir. Na verdade existem “dois formatos” para blogs, aqueles
institucionais em que as empresas tem como objetivo manter a sua presença junto
a seus clientes, e existem os blogs autônomos que produzem conteúdos
independentes e buscam manter-se de forma única com uma comunicação e marketing
individual”, explica.
Xerxes, também comenta como as
empresas podem aprender com os blogs. “Sobre ganhar dinheiro… um blog tem poder
para ser um forte ferramenta na criação de receitas de uma companhia. O custo
de investimento em uma estratégia que envolva blogs é baixo, por isso é
essencial em um trabalho de marketing para micro e pequenas empresas”, expõe.
E a
relação dos blogs com o marketing digital? “O blog é um dos instrumentos mais
importantes em um plano de marketing digital. O poder de alcance a consumidores
em muitos dos casos é determinante. Nas decisões de compra é importante o
trabalho de expansão e valorização de marcas, além claro de ser um forte canal
de informação aproximando mais o cliente da marca”, finaliza.
Um
outro ponto que deve ser observado é que essas páginas pessoais tendem a
contratar empresas do ramo de SEO (do
inglês, Search Engine Optimization), - também se refere a indústria de consultoria, que
trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes. E desta forma
os blogs acabam ficando melhores posicionados no ranking de busca do Google.
Hoje esse tipo de serviço é fundamental, quem aplica esse mote nos sites
pessoais acaba conseguindo mais leitores e parceiros, com isso ganha mais
visibilidade nas pesquisas online.
O número de blogueiros ou bloggers vem crescendo cada
vez mais, de acordo com pesquisas feitas no Brasil existem cerca de 100 milhões
de blogs e quase metade dos internautas brasileiros acessam esse tipo de site
atualmente. Ou seja, a profissão blogueiro só tende a crescer, inovar e ensinar
como trabalhar de forma independente.
NAMP!
Créditos:
Leonardo
Melo
Assessoria
de Imprensa
31
2555 - 5394/ 31 9121-9157
•
leonardo.melo@namp.com.br •
https://www.facebook.com/nampbrasil
________________________________________________________________________
"Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem." Salmos 13:6