29 novembro 2013

CABELOS ALISADOS QUIMICAMENTE

Oi gente, tudo bem?
Hoje vim falar de um assunto seríssimo! Quem aqui já alisou os cabelos, tem vontade ou curiosidade sobre o assunto? Continue lendo o post, pois  ele contém informações importantíssimas que você precisa saber!

O que são?
Os alisantes são todos os produtos cosméticos com a finalidade de alisar os cabelos. Qualquer produto de venda a consumidor deve ser registrado na Anvisa. Os produtos cosméticos registrados devem obrigatoriamente estampar, na sua embalagem externa, o número de registro, que sempre começa pelo número 2, e sempre terá ou 9 ou 13 dígitos (exemplo: 2.3456.9409 ou 2.3456.9409-0001). Esse número de registro é geralmente precedido pelas siglas “Reg. MS” ou “Reg. Anvisa. Entretanto, os procedimentos ou métodos para o alisamento capilar não são registrados pela Anvisa, somente os produtos.
Desde 2007 a Anvisa não registra mais alisantes com formol, pois ele é considerado cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Quando absorvido pelo organismo por inalação e, principalmente, pela exposição prolongada, apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça.

Em  junho de 2009, uma resolução da ANVISA proibiu a comercialização do formol, com a finalidade de restringir o acesso da população ao formol, coibindo o desvio de uso do formol como alisante capilar, protegendo a saúde de profissionais cabeleireiros e consumidores. O uso do formol como alisante capilar NÃO é permitido pela Anvisa, pois esse desvio de uso pode causar sérios danos ao usuário do produto e ao profissional que aplica o produto. Existem outras substâncias, registradas na Anvisa, que podem ser utilizadas em alisamentos capilares. Entre elas estão o Tioglicolato de Amônio, Hidróxido de Sódio, Hidróxido de Potássio, Hidróxido de Cálcio, Hidróxido de Lítio e o Carbonato de Guanidina.

É importante esclarecer que o que está proibido é o desvio de uso dessas substâncias. A legislação sanitária permite o uso de formol e glutaraldeído em produtos cosméticos capilares apenas na função de conservantes (com limite máximo de 0,2% e 0,1%, respectivamente), durante a fabricação do produto, somente.

O processo de alisamento químico ou “relaxamento de cabelo” não acarreta danos para a saúde da população, desde que o produto atenda às exigências estabelecidas na legislação sanitária e o procedimento seja realizado seguindo as orientações do fabricante e por profissionais competentes.
Há alguns anos graves problemas têm sido observados em relação ao formol, que em concentrações elevadas é capaz de alisar os fios.
O uso de produtos não registrados ou o seu uso sem seguir as orientações do fabricante podem causar danos à córnea, queimaduras graves no couro cabeludo, quebra e queda dos cabelos. Se algum destes problemas ocorrer pelo uso de produtos sem registro ou manipulados no próprio salão a responsabilidade é do profissional que aplicou a substância.

Formol
O formol, também conhecido por formaldeído, formalina ou aldeído fórmico, é uma substância permitida na legislação de cosméticos apenas para conservar produtos, em concentrações até 0,2%. Neste caso, o formol é adicionado aos produtos durante o processo de fabricação, na indústria, e não depois que o produto já está pronto. Nesta concentração o formol não é capaz de alisar o fio de cabelo.  Qualquer outro uso fora dessas finalidades e concentrações acarreta sérios riscos à saúde da população. Fique atento aos produtos usados no alisamento, se informe antes das substâncias e não deixe que adicionem formol. Adicionar formol ou qualquer outra substância a produtos sujeitos à vigilância sanitária é infração sanitária (adulteração ou falsificação) e crime hediondo pela legislação brasileira, de acordo com o art. 273 do Código Penal, O uso indevido do formol ocasiona diversos riscos à saúde, tais como:
Irritação para pele e vias respiratórias. No couro cabeludo é comum observar descamação, vermelhidão, ardência e  quebra dos fios de cabelo. Falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz, e lacrimejamento dos olhos podem ser observados. Aos cabeleireiros,  exposições sucessivas podem causar também boca amarga, dores de barriga, enjôos, vômitos, desmaios, feridas na boca, narina e olhos, e câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traquéia e brônquios), podendo até levar a morte por intoxicação.

Então gente, sei que o post ficou muito grande porém o assunto é de extrema importância! Todas amamos cabelos lisos mas a saúde não pode ficar de lado né?

Fique atentas aos produtos ao alisarem os cabelos, se informem antes das substâncias e não deixe que adicionem formol.

Informações cedidas por Dra Fabiane Mulinari Brenner  (Centro Especializado de Pele Cepelle) 



A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram. Salmos 75:1

10 comentários:

  1. Esse post contém muito conteúdo importante! Eu não pretendo alisar meus cabelos, formol faz muito mal.

    >> Visite o Blog <<
    - xoxo –

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, evitar é bom também, mas vale lembrar que não são proibidos os alisamentos, mas é bom ter conhecimento e ficar atenta com os cabeleireiros!

      beijos

      Excluir
  2. Ahhh, mas eu quero muito fazer progressiva! ]:
    Tudo bem, repenssarei.
    Obrigada pelas dicas!

    Beijos
    http://renatacaparroz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, não significa que não possa fazer! O post quer apenas alertar contra o USO ERRADO dos produtos, ou seja, produtos adulterados!
      Você pode sim fazer, porém fique atenta ao trabalho do profissional da área, não permita que adicione formol!

      Beijao!

      Excluir
  3. amei as dicas e temos que tomar muito cuidado mesmo
    beijos
    http://www.estilopropriobysir.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é um fato que vale a pena lembrar sempre: CUIDADO com o uso de produtos químicos!

      beijos

      Excluir
  4. Oi lindona!
    Eu sou cabeleireira a 9 anos e não uso formol, preservo minha saúde e a das minhas clientes.
    Tem postagem nova no blog, passa lá.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Minha Lojinha ➥ Lojinha Blog Chic

    BeijosssssssssSimara Pink ♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simara, que bom ter o exemplo de um profissional da área,
      quero deixar aqui meus parabéns por sua atitude e lembrar que não fazendo adulterações em produtos você PRESERVA MESMO SUA VIDA E A DA CLIENTE!

      Parabéns, beijao

      Excluir
  5. Verdade, a gente tem que ter muito cuido.
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir

Leu todo o post?
Deixe aqui seu comentário sobre, deixando sua sugestão, dúvida ou questionamento e no fim você pode divulgar também seu blog e redes sociais.

Fico muito contente com a interação de vocês e respondo todos os comentários, então caso tenha deixado alguma dúvida aqui, volte depois e terei deixado uma resposta para você!

Beijos e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design: Manu Scharam | Código: Sanyt Design | voltar ao topo